T.P.M – O que comer para aliviar?

Olá!

Em comemoração ao mês da Mulher, em parceria com a Nutricionista Gabriela Cosmo, iremos colocar algumas dicas legais com foco especial no público feminino.

Você sabe o que consumir para aliviar sintomas da TPM?

A famosa Tensão Pré Menstrual prejudica a vida de muitas mulheres, dias antes da menstruação. Cerca de 90% da mulheres passam sintomas que alteram o comportamento, bem estar e convívio social, acontecendo com mais frequência nas idades entre 30 a 40 anos. Algumas já sentem os incômodos 7 dias antes de menstruar.

Mas por que será que possui esses sintomas?

Os responsáveis por tais sintomas são os hormônios reprodutores. Nesta fase a progesterona está elevada e estrogênio em queda, tais hormônios possuem receptores no sistema nervoso, por isso intensifica os sintomas como irritabilidade, insônia, variações no consumo alimentar, retenção hídrica (inchaço) , dores no corpo, e principalmente vontade exagerada por doce e carboidratos.

Mas o que realmente podemos comer para ajudar ? Nessa fase aumente o consumo de alimentos ricos em triptofano, neurotransmissor que alivia os sinais de irritação, compulsão.

Vitamina B6: Banana, Salmão, Frango, Castanhas, Brócolis

Vitamina E : Chia Linhaça, Azeite, Castanhas, Abacate

Magnésio: Quinua, Aveia, Vegetais verde-escuros, Semente de abobora

Manganês: Castanhas, Feijão, Grão de bico, Lentilha

Estes alimentos buscam melhorar os sintomas da TPM. Mas cuidado caso possua intolerância alimentar e o excesso pode ser prejudicial, portanto uma avaliação individual ainda é melhor saída para correto tratamento e até solução nos sintomas.

Alguns alimentos estão disponíveis na farmácia Nova Era. Aproveite!

Fonte: COZZOLINO, S.M.F. Biodisponibilidade de nutrientes, 2012; J of Resear in Medical Sci 2004; 3:126-129

 

Boas dicas, né?

Até a próxima!

Para entrar em contato com a Gabriela Cosmo, você pode clicar aqui e acessar a página dela no Facebook, aqui para o site ou então pelo telefone: (19) 3352-1386.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *