Como anda o seu Sono?

Olá!

O tema de hoje é algo que chega muito pra nós no balcão da Farmácia…

SONO!

O sono é dividido em 5 fases:

Fase 1 – Pega uma pequena parte da noite. É a transição entre a vigília e o sono. Escurece, há a liberação da Melatonina que induz a sonolência.

Fase 2 -Maior parte da noite. Reduz o ritmo cardíaco e respiratório, relaxa os músculos e reduz a temperatura corporal. “Sono Leve”.

Fases 3 e 4 – São semelhantes, diferenciando-se pelo quão profundo é seu sono. São nessas fases que ocorre a redução do metabolismo, o corpo funciona mais devagar, coração bate mais lentamente e a respiração fica mais leve.

Fase REM – É a fase do sono profundo, onde ocorrem os sonhos, descargas de adrenalina e pico de batimento cardíaco.

As primeiras fases são de economia de energia, restauração de tecidos, aumento de massa muscular e liberação de hormônios de crescimento. Já na fase REM é onde ocorre a consolidação da memória e do aprendizado.

Quando uma pessoa é acordada durante a noite, por alguma razão, ao voltar a dormir (ou tentar), o sono já não é o mesmo do momento em que ela acordou, pois o organismo volta para a Fase 1.

Alguns distúrbios de sono:

– Apnéia: Caracterizadas por paradas respiratórias (as vezes de até 2 minutos) durante o sono, causadas por uma redução no espaço da Faringe. É frequente em quem ronca e quem tem sobrepeso

– Bruxismo: Ranger ou apertar dos dentes. Está associada ao stress e a ansiedade. Pode levar ao desgaste dos dentes, dores no maxilar e dores de cabeça.

– Insônia: Dificuldade de dormir ou de manter o sono. É o problema mais comum das pessoas. Quando dura mais de 3 meses, ocorrendo 3 ou mais vezes por semana, pode causar sonolência durante o dia, mau humor e cansaço. Remédios são apenas paliativos. O ideal é mudar o ritmo e os hábitos para que haja horários adequados de sono.

– Paralisia do Sono: É a perda temporária dos movimentos dos músculos. A pessoa pode notar o que se passa ao seu redor, mas os músculos não respondem. Pode ser causado por stress, ansiedade ou falta de sono.

– Síndrome do Sono Insuficiente: A pessoa dorme, voluntariamente, menos horas do que o necessário, o que faz com que ela dê coxilos durante o dia. Pode causar irritabilidade, problemas de memória e falta de concentração.

– Terror noturno: Mais comum em crianças. Caracterizado por gritos e muita agitação. Some com o crescimento e não requer medicamentos.

– Sonambulismo: Ativação de partes do cérebro em momentos inadequados. Tem tendência familiar e genética, mas pode surgir em períodos de muito estresse e sono irregular.

Cada pessoa tem uma necessidade de sono. Cada organismo pede um tempo, que varia de pessoa para pessoa.

Mas, o que utilizar para melhorar o sono?

Temos algumas opções que podem te ajudar:

Sedatif PC – Age quebrando o ciclo do stress, que faz com que as pessoas se sintam mais calmas durante o dia e melhora o sono a noite. Pode ser usado por adultos, estudantes, gravidas e lactantes. Reduz em 66% o número de despertares noturnos.

Melatonina – Neuro hormônio endógeno produzido na glândula pineal. Em indivíduos com visão normal ela é ativada pelo escuro. Melhora a qualidade do sono com base na redução da latência e aumento do tempo total de sono.

Valeriana – Atua na ansiedade, insônia, taquicardia entre outros problemas. Os estudos mostraram um efeito sedativo. A dosagem administrada reduziu o tempo necessário para dormir, o movimento na cama e não apresentou o comportamento mostrado por outros fármacos ao despertar (sensação de “hangover”/ressaca).

Humulus – Pode ser associado à Valeriana pois ele também atua na redução da ansiedade e como um sedativo natural, com isso os benefícios dos dois se complementam.

Mulungu – Atua no sistema nervoso central como sedativo e relaxa a musculatura lisa, sendo usado também para tensão nervosa.

Kawa Kawa – Ansiolítico e indutor do relaxamento e do sono porém não apresenta os mesmos efeitos colaterais dos Benzodiazepínicos.

ProSleep – É uma fusão de “berries” que reduz a inflamação neuronal e elimina proteínas neurotóxicas conferindo um sono reparador. A comparação entre os efeitos farmacológicos dele e do Zolpidem mostram um mesmo perfil farmacológico, redução no tempo de latência e aumento do sono e sua duração.

IMPORTANTE: Se você faz o uso de medicamentos controlados, é importante não fazer a interrupção do tratamento ou substituição do medicamento sem a orientação do médico responsável.

E se você quer acrescentar na sua alimentação alguns ítens que podem te auxiliar a melhorar o sono, segue uma listinha:
– Aveia
– Amêndoas
– Banana
– Chá de Camomila
– Vegetais verdes
– Leite
– Salmão
– Gergelim
– Linhaça
– Hortelã
– Mel
– Maracujá
– Alface.

Qualquer dúvida, nós estaremos sempre aqui para te ajudar!

Uma ótima semana!!!


***Obs: A Farmácia Nova Era utilizou como fonte de informações sites da web e lâminas de matérias primas. As imagens também não são nossas. Créditos aos criadores e desenvolvedores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *