Avermelhando e roxeando o coração!
As frutas/legumes vermelhas e roxas são muito importantes e devem estar presentes na alimentação diária.
Estes alimentos, alguns considerados superalimentos, contém um fitoquímico chamado antocianina, pigmentos básicos vermelho e roxo.
Compõem esse grupo: açaí, beterraba, jabuticaba, berries (mirtilo, cranberry, cereja, amora, framboesa); romã, acerola, uva (casca da uva roxa), morango, berinjela, repolho roxo.
O polifenol presente nas frutas e plantas contribui como vaso protetor, anticancerígeno, anti-aterogênico (evita formação de placas de gorduras), relaxante e também tem efeito anti-hipertensivo, sendo considerado Protetor do Coração.
A recomendação é consumo semanal e melhor ainda se for diário. Hoje existe a disponibilidade de frutas liofilizadas e secas, nas quais a concentração de vitaminas e polifenóis são mais elevadas como cranberry, framboesa, mirtilo desidratados e farinha da casca de semente de uva, podendo ser adicionados em sucos e fazer parte do lanche do dia a dia.sivo, considerado, portanto, como protetor do coração.
Você gosta de Açaí?
Um estudo mostrou que a suplementação da alimentação com o açaí reduziu o colesterol total e o colesterol “ruim” em animais (estudo publicado na revista Atherosclerosis).
FONTE: Paschoal, V; Nutrição Clinica Funcional, 2013 / Rev Bras Nutr Clin 2008;23(2):141-9
Vale lembrar que o Açaí, para ter esses efeitos que falamos, só acompanhado de frutas, hein? Nada de leite em pó, leite condensado ou chocolate!!
Um ótimo final de semana!
Para entrar em contato com a Gabriela, você pode clicar aqui e acessar a página dela no Facebook, aqui para o site ou então pelo telefone: (19) 3352-1386.