Ômega 3 x Depressão

Boa noite!

Hoje falaremos um pouco do benefício do Ômega 3 na depressão.

 

A mudança no padrão alimentar das pessoas e aumento no consumo de gorduras do tipo ômega-6 (presente em  todos os óleo vegetais, gordura vegetal hidrogenada, produtos industrializados, biscoitos, pães) está relacionado com aumento das doenças inflamatórias, como doenças cardiovasculares, síndrome metabólica e depressão.

O consumo de ômega-6 e ômega-3 está totalmente desequilibrado.

A depressão e estresse podem desencadear substâncias pro-inflamatórias, tais substâncias atuam no sistema nervoso central, produzindo e aumentando alterações negativas no humor e hormônios da serotonina.

Aumente consumo de ômega-3, um tipo de gordura que não produzimos e devemos ingerir através da alimentação e/ou suplementação:

– Ômega-3: peixes água salgada: pescada, cuidados com peixes grandes

– Capsulas de óleo de Peixe (cuidado com qualquer omega-3): presença quantidade adequadas de DHA e EPA

– Capsulas de óleo vegetal extraídos de microalgas

– Linhaça dourada

– Chia

– Ovo de galinha caipira

Algumas pessoas nos perguntam aqui na Farmácia o que são os dois componentes presentes no Ômega 3.

Então vamos aproveitar o assunto e falar um pouco sobre cada um…

EPA (Ac. Eicosapentaenóico): Anti-inflamatório, benéfico para saúde cardiovascular e circulação. Também impede que as plaquetas se unam formando coágulos que podem causar a trombose e derrame cerebral.

DHA (Ac. Docosahexaenoico): Ação antioxidante altamente envolvida em processos cognitivos e correta sinalização entre os neurônios. Pode aumentar a produção de substâncias anti-inflamatórias e neuro protetoras, tendo efeito na prevenção de doenças neurodegenerativas como Alzheimer e Parkinson. Tem papel importante no desenvolvimento fetal e está presente na retina dos olhos.

Aqui na Nova Era, temos algumas marcas de Ômega 3 com diferentes concentrações de EPA e DHA.

Uma ótima noite e até a próxima!


Para entrar em contato com a Gabriela, você pode clicar aqui e acessar a página dela no Facebook, aqui para o site ou então pelo telefone: (19) 3352-1386.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *