Crocus sativus

Você já ouviu falar em Crocus sativus? Alguns médicos e nutricionistas prescrevem esse ativo em seu nome comum, Crocus Sativus, ou então o ativo em seu nome registrado da empresa farmacêutica Galena, o Saffrin®.

Antes de falarmos sobre os seus benefícios, precisamos apenas lembrar que existe uma diferença entre ele e a Curcuma….

O Açafrão-da-terra – Curcuma Longa / Tumeric é uma planta originária da família do gengibre, utilizado na medicina Ayurvedica e Chinesa, dele é obtida a curcumina, utilizada como protetor gastrintestinal , antiinflamatório, antitumoral entre muitos outros benefícios.

 

O “Açafrão” é extraído dos estigmas vermelhos da planta Crocus sativus L e é utilizado desde a antiguidade como uma especiaria. Para a obtenção de 1kg de açafrão, é necessário o processamento de cerca de 150.000 flores em uma cerca de 2000 metros quadrados.

Apesar de prosperar em climas semelhantes ao mediterrâneo, ela pode suportar invernos rigorosos e curtos períodos de neve.

Seu principal benefício está relacionado ao Crocin, um carotenoide com capacidade antioxidante e responsável pela cor amarela do açafrão. As partes usadas são os estigmas secos.

O Crocus alivia os sintomas da tensão pré menstrual, pois aumenta os níveis de serotonina. Este neurotransmissor é importante para redução da ansiedade. Também é um excelente antioxidante, pois neutraliza a ação dos radicais livres, auxilia na redução da compulsão por doces e carboidratos e, além disso, ajuda no aumento da saciedade, na redução do estresse, diminuição da ansiedade e dos sintomas da depressão.

Estudos sugerem que o mecanismo serotonérgico está envolvido no efeito antidepressivo do açafrão, devido a sua atividade de inibir a recaptação de serotonina, aumentando seu nível para ligar-se ao receptor pós-sináptico.

Cuidado! Em doses elevadas é considerado abortivo, hemorrágico e pode provocar vertigens.

Gostou?

Compartilhe!


Colaboração:

Quer falar com a Carla? Aqui você encontra a página dela no Facebook ou, se preferir, pode entrar em contato pelo telefone: (19) 99386 6232.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *