Semente de Girassol Germinada

Você deve se lembrar do brotinho de feijão que fazia na escola, né?

O processo de germinação e leite (extrato aquoso) é muito utilizado na comida viva e por vegetarianos.

A germinação  é o início do desenvolvimento de um grão, que pode ser induzida por hidratações regulares. A germinação precede a fase em que surgem os brotos, que mais tarde se tornam uma nova planta.

Por esse processo é possível obter alimentos com mais vitalidade e diferentes valores nutricionais.

O leite é obtido batendo-se a semente de girassol germinada com água filtrada ou mineral, depois coa-se para a retirada do farelo, a semente deve ser lavada, depois deixar de molho por um tempo médio de oito horas e fazer a aeração (Trucom, 2009). A germinação é muito importante, ela faz com que fatores anti nutricionais como o ácido fítico, inibidores de tripsina sejam transformados em substâncias pró ativas como enzimas, vitaminas e sais minerais. Esse ácido inibe absorção de minerais como ferro, cálcio, magnésio.

O Valor nutricional de um grão germinado é multiplicado, como  vitamina A, carboidratos e proteínas.

– Ômega- 6 – auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares e colesterol, na função vascular e sistema imune.

– Vitamina E – antioxidante, que auxilia o retardo no envelhecimento celular e tecidos e no fortalecimento das defesas no organismo, prevenção de doenças como cânceres, artrite, catarata.

O leite feito com grãos germinados é alcalinizante e fácil digestão, além de possuírem alto teor de triptofano, aminoácido precursor da serotonina, substância que melhora humor, sintomas de tensão pré-menstrual, ansiedade.

Diferente do leite de soja e vaca, os quais possuem proteínas de difícil digestão e causadores de reações alérgicas tardias.

COMO FAZER ?

  • Separe os grãos que deseja germinar, eliminando os que estiverem manchados ou danificados. A quantidade deve ser escolhida de acordo com o que se pretende consumir de uma vez, portanto não exagere
  • No recipiente em que ficarão, eles devem ser bem lavados e deixados de molho durante um período de 10 horas. O ideal é vidro, antes de utilizar passe água fervente.
  • Após esse período a água deve ser descartada; e a porção mantida no recipiente, tampada com um tecido permeável como o filó, ou pano tipo gaze para possibilitar a passagem da água.
  • O recipiente deve ser mantido inclinado com a abertura para baixo para que não ocorra um acúmulo de água. O ideal é um recipiente de vidro. Para isso, coloque-o no escorredor de pratos.
  • No período de germinação é necessário lavar e escorrer o conteúdo do recipiente duas vezes ao dia (manhã e noite). Uma vez que o tecido é perfurado, não é necessário retirá-lo para fazer a lavagem: basta encher, sacudir e escorrer algumas vezes. Pode ser refrigerado.

O tempo de germinação varia de grãos, a semente de girassol em torno de 2-3 dias. Pode ser feito com semente de abóbora crua, quinua, linhaça, aveia, feijão, lentilha…

Gostou? compartilhe este artigo com as pessoas que você gosta!

FONTE: Oliveira, E.L;  Nowacki, L: GIRASSOL – BREVE REVISÃO E UMA NOVA PROPOSTA NA ALIMENTAÇÃO

Colaboração:

Para entrar em contato com a Gabriela, você pode clicar aqui e acessar a página dela no Facebook, aqui para o site ou então pelo telefone: (19) 3352-1386.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *