Farinha de Casca de Maracujá

 Quem não conhece a fama do maracujá né?? Quando falamos em maracujá, logo se pensa: CALMANTE PARA NERVOS!

A fama se deve a substâncias presentes nas folhas e flores do fruto do maracujá amarelo  (Passiflora edulis f. flavicarpa Deg) como:

– Calmante do sistema nervoso central com efeito ansiolítico;
– Sedativo
– Anticonvulsivante
–  Potente antioxidante;
– Anti-inflamatório;
– Cicatrizantes em lesões cutâneas, feridas, erisipelas, entre outras

A farinha da casca do maracujá-amarelo é um alimento funcional por apresentar, além de funções nutricionais, ações em respostas fisiológicas específicas, as quais podem  prevenir ou auxiliar na recuperação de doenças (Zeraik et al., 2010).

A FARINHA DA CASCA DO MARACUJÁ, possui fibras do tipo PECTINA, que estão associados ao aumento de volume do bolo alimentar e aumenta a saciedade.

Além disso, diminui o esvaziamento gástrico, promovido pela fibra, reduz o pico glicêmico decorrente da ingestão de elevadas quantidades de carboidrato (Souza et al., 2008), através da formação de uma camada gelatinosa na mucosa intestinal, a qual impede a absorção de carboidratos e gorduras

Estudos feitos com humanos, segundo Janebro et al., (2008) observaram:

– Ação hipoglicemiante em portadores de diabetes mellitus tipo II;
– Redução da glicemia em jejum, hemoglobina glicada e triglicérides após a intervenção, bem como aumento na fração HDL-colesterol;

Os estudos em questão utilizaram quantidade de 30g da farinha da casca do maracujá que foram adicionados ao liquido durante o dia.

Toda orientação fornecida neste artigo requer avaliação com médico ou nutricionista.

FONTE: COQUEIRO, et al. Farinha da casca do fruto de Passiflora edulis f. flavicarpa Deg (maracujá-amarelo): do potencial terapêutico aos efeitos adversos.

Gostou? Compartilhe!!


Colaboração:

Para entrar em contato com a Gabriela, você pode clicar aqui e acessar a página dela no Facebook, aqui para o site ou então pelo telefone: (19) 3352-1386.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *