Você conhece a MTC?

O que é?  É a sigla de Medicina Tradicional Chinesa, uma prática oriental milenar que utiliza métodos terapêuticos, como acupuntura, dietética e fitoterapia para estabelecer o equilíbrio do organismo, de acordo com as crenças e conceitos chineses. Ela considera que o indivíduo é composto por um conjunto de energias que fluem pelo corpo e devem estar constantemente em equilíbrio, e quando isso não ocorre, há o aparecimento de doenças. Ela é composta por várias especialidades, sendo algumas:

  • Fitoterapia: através dos fármacos chineses provenientes de ervas medicinais;
  • Acupuntura: manipulação de agulhas em pontos específicos do corpo;
  • Tuina ou Tui: massagem e osteopatia chinesa, com uso das mãos;
  • Dietoterapia: terapia chinesa através dos alimentos;
  • Auriculoterapia: através de pontos específicos da orelha;
  • Moxabustão: acupuntura térmica com uso de plantas medicinais;
  • Ventosaterapia: uso de ventosas pelo corpo que realizam sucção para limpeza do sangue;
  • Práticas físicas: exercícios de respiração, meditação e circulação de energia, como o Chi Kun, Tai Chi Chuan e artes marciais.

No que se baseia a MTC? Há algumas teorias que são levadas em consideração no momento da análise da doença para a determinação do o tipo de tratamento que será adotado para cada indivíduo. São utilizadas a teoria do Yin-Yang, a teoria dos cinco elementos da natureza, do Dao ou Tao e da circulação de energia pelos meridianos do corpo.

CONHECENDO MELHOR:

YIN & YANG

Energia Qi, a energia vital, a principal energia que dá origem ao céu e a terra e ao Yin-Yang, ou seja, a dualidade energética.

Yin – energia relacionada com a insuficiência,
Yang – energia relacionada com os excessos.

Acredita-se que as doenças são resultado do desequilíbrio do Yin-Yang.

Pessoas Yin – calmas, fracas, frias, úmidas, hipofuncionantes e crônicas.
Pessoas Yang – agitadas, fortes, quentes, secas, hiperfuncionantes e agudas.

Após determinar se a pessoa é Yin ou Yang, é possível escolher os componentes que irão funcionar melhor na terapia que terá como principal objetivo, ajustar a circulação do Qi pelo corpo.

OS CINCO ELEMENTOS:

Madeira, fogo, terra, metal e água – se relacionam com os órgãos, vísceras e tecidos do corpo. Cada um possui uma ligação de dependência com o outro, constituindo um ciclo que demonstra que o equilíbrio entre eles garante a normalidade do funcionamento do “sistema”, enquanto que se houver algum desequilíbrio, o afetará como um todo. Quando ocorre uma doença, deve-se identificar qual o elemento afetado.

  • Madeira: fígado, vesícula biliar, olhos e tendões;
  • Fogo: coração, intestino delgado, língua e vasos.;
  • Terra: baço, estômago, boca e músculos;
  • Metal: pulmão, intestino grosso, nariz e pele;
  • Água: rim, bexiga, ouvidos e ossos.

ALIMENTOS:

Segundo a MTC, os alimentos também tem poder medicinal, com propriedades capazes de prevenir, aliviar doenças e energizar o corpo, mantendo o estado de equilíbrio do organismo. Eles influenciam na constituição física, alteram o metabolismo e interagem com os medicamentos, alterando também a energia que circula no corpo. São caracterizados de acordo com o seu sabor, que são 5, e tem uma relação diferente com cada órgão.

  • Doce: baço e pâncreas – alivia sintomas e fortalece a função dos órgãos;
  • Ácido: fígado – estabiliza a energia principal mantendo a nutrição do corpo, diminui a toxicidade causada pelo desequilíbrio e reduz inchaços;
  • Amargo: coração – possui características tonificantes, moderadoras, calmantes e aliviam dores agudas;
  • Picante: pulmões – expele os agentes patológicos e promove a circulação da energia principal;
  • Salgado: rins – reduz sintomas e é usado para tratar inflamações;

Além disso, os alimentos podem ser classificados por seu potencial térmico. Por exemplo, o café, especiarias, componentes gordurosos, óleos e nozes pode gerar facilmente calor, enquanto as frutas, vegetais e bebidas frias podem induzir frio no organismo.

FITOTERAPIA:

Outra vertente bastante difundida pelo mundo é o tratamento através de plantas medicinais, feito há séculos na MTC. Os objetivos são aliviar sintomas indesejados e enviar os agentes principais da planta ao local da doença para que seja tratada.

Com mais de 5.000 tipos de ervas disponíveis, as formulações contam com a erva principal que irá determinar a ação da fórmula, juntamente com outros tipos de ervas coadjuvantes que irão potencializar a ação da principal. São adicionados ainda, outros tipos que proporcionarão o bem-estar e preparo do estômago de quem irá recebê-la.

As plantas também são classificadas de acordo com os cinco elementos, com sua capacidade térmica (quentes, mornas, frescas e frias) e os cinco sabores, se aplicando de forma diferente para cada tipo de doença, fortalecendo cada órgão de forma específica.

Mas vale ficar atento, a terapia utilizada pela MTC pode trazer diversos benefícios à saúde e ser coadjuvante ao tratamento de doenças, no entanto, deve existir um cuidado especial com sua aplicação durante a gravidez, amamentação e para quem possui doenças específicas e/ou faz uso de medicamentos.

É imprescindível que a orientação e prescrição da terapêutica seja feita por um profissional habilitado.

(fonte: site NatueLife)

 

Aqui na Nova Era, nós temos as MTCs da SKL, uma empresa formada por dois irmãos, que trouxe para o Brasil as fórmulas herbais chinesas.

E também trabalhamos com alguns fitoterápicos utilizados na Medicina Tradicional Chinesa.

Passe por aqui e conheça!

Uma ótima semana!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *