Saiba mais sobre o Colesterol

O que é o Colesterol?

É uma gordura essencial, proveniente do nosso próprio organismo (produzida pelo fígado) e também por ingestão de produtos de origem animal (ovos, carne e produtos lácteos). Nosso organismo precisa dele para produzir, por exemplo, membranas celulares e ácidos biliares. Porém, o nosso organismo precisa apenas de uma quantidade pequena de colesterol para essas funções e, com isso, seu excesso fica acumulado nas paredes dos vasos sanguíneos, dificultando a passagem do sangue. Quando esse sangue oxigenado não chega em quantidade suficiente no coração, pode ocorrer a Angina (uma dor no peito). Quando a obstrução da artéria coronária é completa, desencadeia-se o infarte do miocárdio.

Quantos tipos de Colesterol existem?

O colesterol, quando circula no sangue, sempre está ligado a uma proteína, o que é chamado “lipoproteína”. Elas podem ser classificadas como altas, baixas ou muito baixas. Elas são:

Lipoproteínas de Baixa Densidade (LDL: low-density lipoprotein): Popularmente conhecido como “mau colesterol”, aquele que se deposita nas paredes das artérias provocando arteriosclerose. Quanto mais alto o LDL, maiores as chances de doença cardiovascular.

Lipoproteínas de Alta Densidade (HDL: high-density lipoprotein): Popularmente conhecido como “bom colesterol”. Fazem a limpeza das artérias e, ao contrário da LDL, quanto mais altas, menor é o risco de doenças cardiovasculares.

Lipoproteínas de Muito Baixa Densidade (VLDL: very low-density lipoprotein): Semelhantes às LDL, porém contém mais gordura e menos proteínas.

Triglicérides: Outro tipo de gordura que circula ligada às VLDL. Quando a alimentação é rica em açúcares, calorias e álcool, ocorre uma elevação no triglicérides e com isso o aumento do risco cardiovascular.

Quais são os fatores que alteram os níveis de colesterol?

Dieta: Muita gordura saturada eleva os níveis de colesterol. Para se evitar esse aumento, é interessante evitar o consumo de certos alimentos, por exemplo, carnes gordurosas, os embutidos, fast foods entre outros.

Peso Corporal: O excesso de peso aumenta o colesterol.

Atividade Física: A prática de exercícios auxilia na redução de peso, que é um dos fatores agravantes do colesterol, além disso, ela reduz os níveis de LDL e aumenta o HDL.

Hereditariedade: Os nossos genes também podem ser responsáveis pelos altos níveis de colesterol. Existem famílias em que, mesmo com uma alimentação correta, os níveis de colesterol permanecem altos.

Fumar: O tabagismo, além de muitos outros riscos para a saúde, reduz os níveis de HDL, deixando as pessoas mais propensas a problemas cardiovasculares.

FONTE: Fundação Portuguesa de Cardiologia. (http://www.fpcardiologia.pt/wp-content/uploads/2013/08/Brochura-CRC-Colesterol-N%C2%BA-10-Final.pdf)

 

QUAIS OS MEDICAMENTOS UTILIZADOS PARA REDUZIR O COLESTEROL?

As classes mais conhecidas são Estatinas, as Niacinas, os Fibratos e a Ezetimiba. É importante um acompanhamento médico para a utilização desses medicamentos, uma vez que podem apresentar efeitos colaterais e também trazerem complicações a longo prazo quando usados de forma incorreta.

COMO POSSO MELHORAR MEU COLESTEROL SEM PRECISAR DESSES MEDICAMENTOS?

Fácil? Não! Sejamos honestos: mudar hábitos alimentares não é fácil pra ninguém, principalmente quando as coisas mais gostosas são as que mais trazem malefícios ao organismo.

Não é necessário “nunca mais” comer aquele churrasquinho ou aquele doce que você adora…

O que é necessário é uma mudança nos hábitos alimentares de forma que essas “escapadas” sejam mais raras.

Existem alguns alimentos que são excelentes para ajudar na manutenção e redução do colesterol.

– Alcachofra: protege o fígado, auxilia na quebra de gordura e reduz o LDL.

– Semente de Linhaça: Possui fibras e ômegas 3 e 6 que, quando absorvidos, reduzem o LDL.

– Chá Mate: Reduz a absorção das gorduras provenientes dos alimentos.

– Chá de Feno Grego: As sementes auxiliam na redução do colesterol no sangue.

– Peixes: Ricos em ômega 3, gorduras boas – Salmão, Atum, Truta.

– Aveia: Além da fibra insolúvel, ela contém Betaglucana, que é uma fibra solúvel com excelentes benefícios. Retarda o esvaziamento gástrico dando sensação de saciedade, controla a glicemia e inibe a absorção de colesterol.

– Oleaginosas: Contém arginina, que age como vasodilatador, reduzindo o risco de doenças cardiovasculares.

– Chocolate amargo: É rico em flavonoides, que reduzem o colesterol. A medida ideal é de 30g por dia. Só não vale deixar pra amanhã os 30g que não comeu hoje, pois dessa forma o organismo não consegue aproveitar os benefícios.

– Laranja: Limita a absorção de colesterol no intestino.

– Vinho: 1 ou 2 doses ao dia, aumentam em aproximadamente 12% os níveis de HDL.

– Açaí: Gorduras boas, que aumentam HDL e reduzem o LDL. Só não vale consumir com complementos muito calóricos. Opte pelas frutas e evite os leites em pó, cremes de avelã…

Qualquer dúvida, estamos sempre a disposição para te ajudar!!

Um excelente final de semana!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *