Os benefícios da fitoterapia na digestão

A Fitoterapia é a ciência que estuda a utilização dos produtos de origem vegetal com finalidade terapêutica, seja para prevenir, atenuar ou curar um estado patológico.

Aqui na Farmácia, temos vários fitoterápicos para tratar os mais diversos problemas.

Pensando nessa época do ano, onde a alimentação muda bastante com as festas e confraternizações, escolhemos falar sobre alguns fitoterápicos que são excelentes para a  digestão.

 

O Boldo, muito conhecido pela medicina caseira, atua em problemas da vesícula biliar (cálculos e inflamações). Também auxilia em dores causadas pelo fígado e vesícula. Também estimula o fígado em casos de intoxicação, restaurando sua atividade.

 

A Alcachofra ajuda na diminuição do colesterol e uréia, digestivo, hepático, hipotensor, antianêmico, diurético, remineralizante, tônico e laxativo. Pela presença de cinarina, tem ação colagoga e colerética, aumentando a secreção biliar. O aumento da eficiência metabólica do fígado se deve aos compostos polifenóicos, enquanto que a cinarina abaixa significativamente a taxa de colesterol através de uma estimulação metabólica enzimática, além de possuir propriedades hepatoprotetoras.

A Carqueja é empregada principalmente como digestiva, hepatoprotetora, diurética e externamente em feridas e ulcerações. Dentre as atividades biológicas demonstradas por diferentes extratos de Carqueja, pode-se mencionar ao nível digestivo a atividade anti-ulcerosa da infusão da planta inteira, em modelos que promovem a indução de úlceras por indometacina, cujo mecanismo de ação se basearia em uma menor mobilização do cálcio ao nível intracelular.

Na medicina popular, o chá das folhas da Espinheira Santa, das cascas ou das raízes é famoso no combate à úlcera e outros problemas estomacais. Além de indicado contra vários males do aparelho digestivo, era muito usado no passado pelos índios brasileiros com outra finalidade: eles usavam suas folhas no combate a tumores (esse uso pode ter gerado um dos seus nomes populares: erva-cancerosa). Estudos mostram a indicação popular também como depurativo do sangue e no tratamento de diabetes, problemas no sistema urinário e problemas intestinais.

A Jurubeba apresenta propriedades estimulantes das funções digestivas, descongestionante muito eficaz contra afecções do estômago, do baço e do fígado. Estimula a secreção e eliminação da urina e apresenta atividade sobre o coração.

A Menta é indicada nas afecções gastrintestinais: inapetência, dispepsias hiposecretoras, flatulências, enterites, síndrome do cólon irritável, coleocistites, disquinesias hepatobiliares e vômitos; nas enxaquecas; nas dismenorréias; na fadiga e na sinusite. O efeito analgésico ao nível intestinal promove uma ligeira anestesia da mucosa gástrica, condicionando indiretamente a um efeito anti-emético, útil nos casos de náuseas e vômitos.

O Cardo Mariano é um excelente digestivo, diurético, estimulante, protetor e curativo do fígado como no caso de cirrose hepática, esteatose hepática e hepatite. Possui também a propriedade de ser hipertensor. A silimarina protege a função hepática e também a reestabelece sendo assim anti-hepatotóxica.

Nesse final de ano, tenha em casa essas plantas e previna-se dos desconfortos. Aqui na Nova Era você pode encontrá-las na forma de chás, cápsulas e extratos fluidos.

Alguma duvida? Estamos a disposição!

Uma ótima semana!

 

 

Fontes:
CARVALHO, Jose Carlos Tavares. Formulário Médico-Farmacêutico de Fitoterapia 2ª edição.
Fichas técnicas dos produtos:
http://florien.com.br/wp-content/uploads/2016/06/ALCACHOFRA.pdf
http://florien.com.br/wp-content/uploads/2016/06/CARQUEJA.pdf
https://infinitypharma.com.br/uploads/insumos/pdf/e/espinheira-santa.pdf
http://florien.com.br/wp-content/uploads/2016/06/JURUBEBA.pdf
http://florien.com.br/wp-content/uploads/2016/06/HORTEL%C3%83.pdf
http://florien.com.br/wp-content/uploads/2016/06/CARDO-MARIANO.pdf

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *