Os Benefícios da Gymnema sylvestre

Bem vindos mais uma vez ao nosso site!

Hoje, o nosso projeto conta com a colaboração da Nutricionista Funcional especialista em Fitoterapia, Carla Trevisan.

Você conhece a Gymnema sylvestre?

Ela é uma planta de origem indiana, com propriedades que auxiliam no emagrecimento e no diabetes.

Os benefícios da Gymnema para diabéticos:

Quando o extrato da folha da planta foi administrada a um paciente diabético, houve estimulo no pâncreas e maior liberação de insulina. (KANETKAR; LADDHA; KAMAT, 2004)

Existem alguns possíveis mecanismos pelos quais o extrato de folhas de G. sylvestre (ácido gimnêmicos) possuem seus efeitos hipoglicemiantes:

1) Ela promove a regeneração das células da ilhota (células que produzem insulina e glucagon, substancias que agem como reguladores do metabolismo de açúcares);
2) aumenta a secreção de insulina;
3) inibe a absorção da glicose no intestino;
4) aumenta a utilização de glicose, uma vez que aumenta a atividade de enzimas responsáveis pela utilização de glicose por vias dependentes de insulina, aumenta a atividade da fosforilase, diminui enzimas gliconeogênicas e sorbitol desidrogenas (KANETKAR; SINGHA; KAMAT, 2007).

Suas folhas tem duas ações:

– Conduritol A, um ácido solúvel e mistura de ácidos insolúveis triterpenoides saponinas (ácido gymnemico) designado GS3 e GS4. O Conduritol A tem um pequeno efeito na produção basal de insulina em um mecanismo ainda não definido (BILLINGTON et al, 1994).

– Células beta expostas ao GS4 aumentam a liberação de insulina, normalizam a concentração de glicose no sangue e diminuem a necessidade de sulfonilurea (hipoglicemiante oral) (BASKARAN et. al, 1990).

 

Mais recentemente, o seu uso tem sido experimentado no tratamento da obesidade e, por seu efeito redutor do sabor doce, que dura de 1 a 2 horas, não interferindo na sensação de outros sabores como o salgado, o ácido e o adstringente. As folhas apresentam uma atividade diurética e laxante moderada. (fonte: Literatura Florien)

Pode-se fazer o uso da Gymnema em cápsulas, em extrato fluído e tintura, que pode ser consumida por mL ou na forma de solução spray (borrifadas na boca na hora em que a pessoa sente maior desejo de doces).

As dosagens de Gymnema variam de acordo com as necessidades do paciente, para isso, é importante consultar um nutricionista especializado ou sua farmácia de confiança!

Dúvidas? Entre em contato com a gente ou, se preferir, com a Carla Trevisan pelos contatos que estarão logo abaixo!

Um ótimo fim de semana e até a próxima!

 

Quer falar com a Carla? Aqui você encontra a página dela no Facebook ou, se preferir, pode entrar em contato pelo telefone: (19) 99386 6232.

One Reply to “Os Benefícios da Gymnema sylvestre”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *