Quem tem Celulite?

Bem vindo!

Hoje, fechando nosso mês de homenagem à mulher, um tema que incomoda muitas mulheres, de todas as idades: CELULITE!!

Mas, acreditem, não são só as mulheres que sofrem desse mal, os homens também!!

Lipodistrofia Ginóide, parece palavrão mas, na verdade, CELULITE é apenas o seu nome popular.

As desordens da pele assim como acne, envelhecimento, celulite e a própria obesidade estão diretamente relacionadas a Nutrição.

A celulite em seu diferentes graus, é uma inflamação no organismo derivada da má alimentação, carências nutricionais, estilo de vida, poluição. Essa inflamação gera substâncias pro-inflamatórias, que serão distribuídas na corrente sanguínea, piorando o quadro de inflamação.

A maioria das pessoas acha que celulite está relacionada a consumo de refrigerantes. Sim, é verdade, pois eles possuem muito açúcar. Porém não é só o refrigerante o culpado, mas sim a ingestão de açúcar em geral.

Segundo dados compilados pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) revelam que o Brasil é o 4º maior consumidor de açúcar (sacarose) no mundo, sendo superado somente pela China, União Europeia e Índia.

Lembrando que o açúcar está embutidos em diversos alimentos, ou melhor, produtos alimentícios (biscoitos, pães industrializados, barra de cereal, refrigerantes, bolos prontos, sucos de caixa e em pó, balas)

Consumo ideal de água é necessário para hidratação correta das células. Água na forma de água, ok? Nada de substituir por sucos e refrigerantes!

Além do açúcar alimentação desequilibrada está associada ao aumento nos níveis de estrogênio (hormônio feminino) que contribui ainda mais para essa inflamação no organismo.

Falta de vitaminas como ZINCO, SELÊNIO E COMPLEXO B aumentam a chance de pele envelhecida e furinhos da celulite.

E o prejuízo causado por essa inflamação não é só na parte estética, ela pode levar a uma alteração na glicemia, insulina e possível resistência a insulina, aumento no cortisol e consequentemente acúmulo de gordura visceral aumentando a chances de infarto do miocárdio e acidente vasculare cerebral (AVC)

Por isso uma avaliação na alimentação em relação ao consumo correto das vitaminas, minerais e substâncias protetoras é essencial para evitar essas condições.

Fonte: FRACISCHELLI NETO, M; FRANCISCHELLI. R,T; JUNQUEIRA, L. Estudo da composição corporal e suas implicações no tratamento da Hidrolipodistrofia, 2000

 

Então se você, homem ou mulher, se sente incomodado com esse vilão, que tal começar uma alimentação saudável?

Um ótimo fim de semana e até a próxima!

Para entrar em contato com a Gabriela Cosmo, você pode clicar aqui e acessar a página dela no Facebook, aqui para o site ou então pelo telefone: (19) 3352-1386.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *