Ginseng Indiano x Estresse

Olá!

Hoje nosso projeto conta com a ajuda da nutricionista Carla Trevisan, nos falando um pouco sobre o Ginseng Indiano.

 Ginseng Indiano (Withania somnifera), popularmente conhecido como Ashwagandha, tem sido utilizado há séculos pela medicina Ayurvedica  para melhora da vitalidade e aumento da longevidade, também indicado para idosos e atletas.

Withania somnifera e sua atuação no estresse:

O DHEA é um hormônio produzido pela glândula adrenal (localizada acima dos rins). A queda desse hormônio está relacionada com o aparecimentos de sintomas de estresse.  Ele previne inflamações sistêmicas excessivas, protege o hipocampo (centro da memória no cérebro) dos efeitos nocivos do cortisol. Você anda esquecido? Pode ser que isso esteja relacionado com o baixo nível de DHEA e aumento de cortisol.

Sintomas de baixo nível de DHEA

  • Doenças crônicas
  • Alteração de humor
  • Síndromes de dores crônicas-fibromialgia
  • Infertilidade
  • Falta de memoria

Valor ótimo para dosagem desse hormônio na corrente sanguínea é de 300 a 600mcg/ml

Temos estudos em humanos mostrando que a Withania somnifera (ginseng indiano) aumentou os níveis de DHEA, reduziu cortisol (hormônio que aumenta em situações de estresse), reduziu glicose sanguínea e PCR (proteína produzida pelo fígado que é presente em pequenas quantidades no sangue, seu valor alto significa, muitas vezes, a presença de um processo inflamatório em fase aguda).

Em dois meses que se conduziu o estudo não houve efeitos adversos.

Referência bibliográfica:
Auddy, B. ;  Hazra, J.;Mitra, A.; Abedon, B.; Ghosal, S. A Standardized Withania Somnifera Extract Significantly Reduces Stress-Related Parameters in Chronically Stressed Humans: A Double-Blind, Randomized, Placebo-Controlled Study

 

Você também pode participar!
Como? Envie para nós, através do nosso Facebook, temas que você achar interessantes para que nós possamos deixar o site cada vez melhor !!
Se você é um profissional da área da saúde e tiver interesse em participar, mande uma mensagem também pelo nosso Facebook, estamos sempre abertos a novas informações!

Um ótimo final de semana e até a próxima!

 

Quer falar com a Carla? Aqui você encontra a página dela no Facebook ou, se preferir, pode entrar em contato pelo telefone: (19) 99386 6232.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *